Por que comer de 3 em 3 horas?

terça-feira, setembro 13, 2016 Soraia Pinheiro Savoldi 0 Comments


O grande objetivo da estratégia de se alimentar a cada 3 horas é a manutenção do metabolismos ativo, pois nosso corpo precisa de energia para manter suas funções em funcionamento. Nosso combustível é a glicose, se não a fornecermos constantemente o organismo diminui o ritmo de trabalho para preservar as funções vitais e com isso gastamos muito menos energia do que poderíamos estar gastando, nesta situação, ou seja, em hipoglicemia, é comprovado que nosso corpo não consegue queimar gordura e para se manter passa a queimar proteína, músculos, para garantir a manutenção das funções vitais.

Dúvidas frequentes?

- Se a pessoa está na rua a mais de 3 horas em jejum, e a única coisa que ela tem na bolsa é um chocolate,melhor comer ou continuar em jejum?

Pensando no real objetivo da alimentação fracionada que é a manutenção do metabolismo ativo, é melhor comer um pedaço PEQUENO de chocolate (30g) que fornecerá energia para o organismo continuar a trabalhar por mais ou menos 2 horas.

- A pessoa deve comer a cada 3 horas mesmo sem estar com fome?

Sim, a princípio partindo do pressuposto que a pessoa faça refeições normais, sem exageros e saudáveis (baixo teor de gordura), ela deverá se alimentar após 3 horas, é o tempo estimado de digerir, absorver e utilizar a energia consumida na refeição anterior. A fome tem mais relação com os hábitos alimentares do que a real necessidade de energia. Nosso corpo tem uma enorme capacidade de se adaptar, se você não faz as refeições intermediárias ele não vai te pedir comida, fome, na hora que precisa.

-É verdade que o “melhor” momento para comer um docinho durante o dia é umas duas horas após o almoço em jejum?

Seria substituir uma das refeições intermediárias pelo doce. O doce seria o “carboidrato ”da refeição. Se for um doce com gordura como o chocolate, terá absorção média-lenta e poderá ser consumido sozinho substituindo o lanche, mas se for um doce somente carboidrato, como por exemplo 1 pedaço de goiabada, seria interessante consumi-lo junto à uma fonte de proteína, como 1 fatia de queijo branco.

- E porque é ruim ficar beliscando a tarde, mesmo que seja um pouquinho de cada coisa?

Porque ao “beliscar” perde-se a noção de quantidade e na grande maioria das vezes come-se muito mais do que se tivessem sido feitos os lanches regulares.

-Qual a dica que você da para as pessoas se acostumarem a comer a cada 3 horas?

Organizar-se! Levar consigo no dia a dia sempre algumas alternativas de lanche, se for necessário pode-se até colocar o celular para despertar e colocar o hábito em prática, dia após dia, torna-se um novo hábito e assim torna-se uma engrenagem do bem.

[Fonte: Gabriela Pugliesi]

0 comentários: